Por Cáñamo
Um grupo de pesquisadores austríacos publicou um estudo em setembro passado no qual concluíram que o uso do canabinoide nabilona é útil para o tratamento de sintomas não motores em pacientes que sofrem da doença de Parkinson. A nabilona é um canabinóide sintético derivado do THC e com uma estrutura muito semelhante a esta.
Conforme explicado pelos autores, este é o primeiro estudo randomizado controlado a examinar a eficácia e a segurança de um canabinoide no tratamento desses sintomas. ” Temos muitas evidências de que os sintomas motores são tratáveis, mas para os sintomas não motores quase não há tratamento “, disse o neurologista Klaus Seppi, um dos autores do estudo, à EFE.
Os sintomas não motores incluem depressão, ansiedade ou dificuldade para dormir, e os pesquisadores dizem que podem aparecer anos antes que os sintomas motores, ou seja, problemas de mobilidade, se desenvolvam. O estudo foi realizado por pesquisadores da University Neurology Clinic em Innsbruck, na Áustria, e foi publicado no Annals of Neurology .
Conforme explica seu autor principal, foram seus próprios pacientes com Parkinson que o motivaram a fazer a pesquisa, já que muitos o procuravam pedindo que prescrevesse maconha. “ Decidimos usar a nabilona porque a empresa que a produz também fornece o placebo, mas também poderíamos ter usado outros compostos canabinoides ” , explicou o cientista, que teme que a indústria farmacêutica demonstre pouco interesse em pesquisas com o canabinoide nabilona por causa dele é fácil de produzir e tem muita oferta.
Estudo na íntegra: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ana.25864
publicação original: https://canamo.net/medicinal/un-estudio-prueba-la-eficacia-de-un-cannabinoide-en-algunos-sintomas-del-parkinson