O que você precisa saber sobre os benefícios do canabidiol no skincare

A venda de cosméticos à base dessa substância no Brasil ainda não é regulamentada. Descubra se a alternativa do CBD, o CBA, também é eficaz

Por Metropole

O canabidiol (CBD) é uma substância extraída da planta Cannabis. Seu uso vem se consolidando a cada dia ao redor mundo, principalmente na medicina. Na indústria da beleza, por exemplo, o caminho é o mesmo. Só em 2019, lançamentos atrelados ao canabidiol movimentaram 580 milhões de dólares, e estima-se que esse número chegue a 1,7 bilhão de dólares até 2025.

A loja de departamentos de luxo Barneys abriu uma unidade em Beverly Hills (Califórnia, EUA) destinada ao estilo de vida da maconha, a High End. Já a brasileira Avon, em 2020, anunciou sua primeira linha de cosméticos à base de canabidiol, a Green Goddess. No entanto, a venda de cosméticos à base dessa substância no Brasil ainda não é regulamentada. No exterior, a linha completa pode ser adquirida por cerca de 16 euros.

De acordo com o dermatologista André Moreira, há estudos que mostram que o uso do canabidiol ativa o sistema endocanabinóide do indivíduo, resultando na melhora da qualidade da pele e até de doenças relacionadas à inflamação, como a dermatite atópica, responsável por causar lesões e coceira na cútis. “O canabidiol tem essa atividade anti-inflamatória na pele, o que é muito importante”, destaca o médico.

André explica que o óleo derivado da maconha possui THC e CBD. “O THC é o que dá a ‘vibe’, a alucinação. Já o CBD, é a parte medicamentosa, que não gera ‘vibe’ nenhuma”, esclarece o profissional.

“O óleo puro tem diferentes concentrações de THC e CBD, além de todas outras substâncias que podem estar presentes na cannabis. As ações dependem muito do que há naquele óleo e da concentração dessas substâncias”, diz o médico.

Segundo o especialista, existem cosméticos com diferentes concentrações de CBD pelo mundo. Para ele, o foco da dermatologia está em seus efeitos anti-inflamatórios e de antienvelhecimento. “Há estudos tanto in vitro (feitos nos laboratórios) quanto in vivo (realizado em pessoas) mostrando os benefícios dos derivados da cannabis”, conclui.

publicação original: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-beneficios-do-canabidiol-no-skincare

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Recentes

Artigos Relacionados

A CBDMED BRAZIL presta serviço de facilitação de acesso a produtos de cannabis medicinal. Os produtos mostrados neste site só podem ser adquiridos com Prescrição Médica e Autorização de Importação por Pessoa Física (RDC 335/2020 - Anvisa)