Benefícios (in)diretos da Cannabis no esporte

Por Cannabis & Saúde em 25/10/2022

Que a cannabis no esporte já se consolidou, isso todo mundo já sabe. São incontáveis os casos de atletas profissionais que vem fazendo uso dos mais diversos produtos de cannabis entre cremes, pomadas, géis e, claro, os óleos. Isso desceu para os atletas amadores, que costumo dizer que muitas vezes tem uma rotina ainda mais dura que a dos profissionais, já que precisam também performar no trabalho e em casa! E mais recentemente, os praticantes de atividade física começaram a fazer uso, inspirados pelas histórias de seus ídolos e pela crescente nas matérias sobre esse assunto.

A grande questão, e acredito que seja a mais importante, é explicar que a cannabis em si, não trata uma doença específica do corpo. O que os fitocanabinóides fazem é modular o nosso sistema endocanabinóide. Sistema esse que é responsável pelos nossos outros sistemas do corpo. Aí está a grande fronteira da medicina a ser vencida neste século, na minha visão.

O Sistema Endocanabinoide é um conjunto de receptores, ligantes e enzimas que atuam como sinalizadores entre as células, contribuindo para as mais diversas funções do organismo. Os receptores endocanabinoides e as substâncias endocanabinoides estão distribuídos por todos os órgãos e sistemas do corpo, executando diferentes tarefas, sempre com o objetivo de manter e restaurar a estabilidade das nossas funções fisiológicas, ou seja, estabelecer a homeostase do nosso organismo. O equilíbrio dos sistemas corporais é imprescindível para a saúde. Qualquer desbalanço nas funções fisiológicas pode ser determinante para o desenvolvimento de doenças.

Esse processo de homeostase é o que se busca em qualquer âmbito da nossa vida. Ter um corpo equilibrado permite que realizemos nossas funções de maneira mais assertiva, e quando o contexto é o da atualidade, é praticamente impossível enxergar alguém que não tenha algum desequilíbrio emocional, psicológico, mental ou corporal. Quando se fala de esporte, isso fica ainda mais evidente, pois para podermos nos exercitar, acabamos requisitando que o nosso corpo fique fora da sua zona de conforto. Zona essa, que causa lesões, micro-lesões e consequências para o corpo.

Portanto, a cannabis promovendo homeostase através da modulação do Sistema Endocanabinoide gera benefícios diretos para a melhora na qualidade do sono, ansiedade, recuperação muscular, diminuição dos processos inflamatórios, entre outras tantas melhoras do organismo. E de forma indireta, isso pode ser usado na prática das atividades físicas.

Sendo assim, os benefícios indiretos que decorrem dessas melhoras estão associados na melhora da performance de atletas. Não da maneira convencional como os famosos pré-treinos com cafeína (que já foi considerado doping pela WADA), pó de guaraná, e estimulantes no geral; que tendem a melhorar de forma direta a performance. Na cannabis, a melhora é generalizada, mais completa e duradoura, trazendo à tona um aumento na qualidade de vida dos pacientes.

Publicação original: https://www.cannabisesaude.com.br/beneficios-cannabis-no-esporte/

COMPARTILHAR

Recentes

Artigos Relacionados

A CBDMED BRAZIL presta serviço de facilitação de acesso a produtos de cannabis medicinal. Os produtos mostrados neste site só podem ser adquiridos com Prescrição Médica e Autorização de Importação por Pessoa Física (RDC 335/2020 - Anvisa)