Por Cannabis & Saúde em 23/12/2021
Todo mundo sabe que praticar atividade física faz bem para o corpo, mas agora pesquisadores descobriram que é graças aos endocanabinoides
A prática de exercícios físicos aumenta as substâncias semelhantes às da Cannabis naturais – os endocanabinoides -, o que por sua vez ajuda a reduzir a inflamação e pode potencialmente ajudar a tratar certas condições como artrite, câncer e doenças cardíacas.
Em um novo estudo, publicado na Gut Microbes, especialistas da Universidade de Nottingham descobriram que a intervenção com exercícios em pessoas com artrite não apenas reduziu a dor, mas também baixou os níveis de substâncias inflamatórias (chamadas de citocinas).
Também aumentou os níveis de substâncias semelhantes à Cannabis produzidas pelo organismo. Curiosamente, a forma como o exercício resultou nessas mudanças foi alterando os micróbios intestinais.
Exercícios físicos e redução de dor crônica
O exercício é conhecido por diminuir a inflamação crônica, que por sua vez causa muitas doenças, incluindo câncer, artrite e doenças cardíacas, mas pouco se sabe sobre como reduz a inflamação.
Um grupo de cientistas, liderado pela professora Ana Valdes, da Faculdade de Medicina da Universidade, testou 78 pessoas com artrite. Trinta e oito deles realizaram 15 minutos de exercícios de fortalecimento muscular todos os dias durante seis semanas, e 40 não fizeram nada.
No final do estudo, os participantes que fizeram a intervenção com exercícios não apenas reduziram a dor, mas também tinham mais micróbios em seus intestinos do tipo que produz substâncias anti-inflamatórias, níveis mais baixos de citocinas e níveis mais altos de endocanabinoides.
Benefícios dos endocanabinoides
O aumento de endocanabinoides foi fortemente relacionado a mudanças nos micróbios intestinais e substâncias anti-inflamatórias produzidas por micróbios intestinais. Na verdade, pelo menos um terço dos efeitos do microbioma intestinal foi devido ao aumento dos endocanabinoides.
A Dra. Amrita Vijay, pesquisadora da Escola de Medicina e primeira autora do artigo, disse: “Nosso estudo mostra claramente que o exercício aumenta as substâncias do tipo Cannabis do próprio corpo. O que pode ter um impacto positivo em muitas condições.
“À medida que aumenta o interesse pelo óleo de canabidiol e outros suplementos, é importante saber que intervenções simples no estilo de vida, como exercícios, podem modular os endocanabinoides”.
Publicação original: https://www.cannabisesaude.com.br/cannabis-esporte-endocanabinoides/